top of page

Chamada de trabalhos

Semana Acadêmica de Comunicacão - SEACOM/2014

Apresentação
 

 

A 3ª Semana Acadêmica de Comunicação – SEACOM é uma iniciativa do curso de Comunicação Social / Jornalismo da Universidade Federal do Acre – UFAC. O evento se propõe a ser um espaço de estímulo a palestras, debates e apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos de alunos, ex-alunos, profissionais, pesquisadores e professores da área de Comunicação Social e Jornalismo.

 

A temática escolhida para a 3ª SEACOM, “Explorando as faces do jornalismo”, é uma forma de promover discussão de práticas e de estudos, visando ampliar possibilidades na formação de jornalistas. É através desse processo que estudantes, professores e profissionais de comunicação podem descobrir horizontes, refletir sobre teorias, preservar memórias, resgatar histórias, incluir novas ideias e projetar o futuro da profissão.

 

O programa do evento prevê um dia para apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos, sob a forma de comunicações orais, na quarta-feira, 27/08/2014, a partir das 19h30. A participação pode ser como ouvinte das sessões ou como autor/apresentador de pesquisas, monografias, dissertações, teses, ensaios, artigos científicos, trabalhos acadêmicos ou projetos de extensão. Todos os participantes receberão certificados conforme comprovação de presença.

 

Para participar como autor de trabalho em qualquer modalidade, é necessário fazer a inscrição do trabalho pelo site, conforme as orientações contidas neste documento, e ser aprovado conforme avaliação de uma banca de professores selecionada para tal fim. Haverá uma premiação para os melhores trabalhos acadêmicos de alunos em cada modalidade.

 

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. Inscrição de Trabalhos
 

Poderão inscrever trabalhos professores, pesquisadores, profissionais graduados, especialistas, estudantes de graduação e recém-graduados na área de Comunicação Social/Jornalismo, que desenvolveram atividades científicas ou técnicas nos seguintes formatos:

 

      I.    Apresentação de monografias, dissertações, teses, ensaios ou artigos científicos de professores, pesquisadores, profissionais graduados, especialistas e recém-graduados

 

         II.    Trabalhos de alunos e recém-graduados relacionados a atividades de disciplinas acadêmicas em artigos científicos, texto impresso, online, áudio ou vídeo realizados em 2013/2014

 

A inscrição e outras informações podem ser acessadas através do site do evento: 

 

http://ufacseacom.wix.com/2014

 

 

 

 

2. Modalidades de inscrição

 

 

 

Os trabalhos serão inscritos e apresentados em sessões temáticas, de acordo com subáreas  que agrupam diversos campos comunicacionais. Para melhor compreensão de onde apresentar o trabalho,  veja abaixo as subáreas conforme as Linhas Temáticas.

 

São Linhas temáticas - LT:

 

  • LT 1 - Jornalismo (história, teoria, gêneros jornalísticos)

  • LT 2 - Comunicação organizacional (assessoria, relações públicas)

  • LT 3 - Audiovisual (rádio/áudio, TV/vídeo, fotografia)

  • LT 4 - Multimídia (cibercultura, conteúdos digitais e convergência tecnológica)

  • LT 5 - Interfaces Comunicacionais (meio ambiente, educação, esporte, saúde)

  • LT 6 - Estudos interdisciplinares (teoria da comunicação, economia política, cultura, cidadania)

 

 

 

 

3. Submissão de trabalhos

 

 

Serão avaliados os trabalhos que forem anexados à inscrição, em arquivo formato PDF, conforme as indicações abaixo:

 

Formato: Identificar o formato do trabalho (conforme descrição no item 1)

 

Área temática:  Identificar em qual linha temática o trabalho se insere (conforme descrição no item 2)

 

Título: Centralizado, letras maiúsculas, negrito

 

Autores: Nome e sobrenome em maiúscula, até três autores, separar autores com ; (ponto e vírgula). Identificar entre parênteses o nome do autor principal e apresentador. Ex: ANA LAGE (autor principal); JOÃO SOUZA (apresentador)

 

Instituição: Nome da instituição por extenso. Em parênteses a sigla.

 

Resumo: Mínimo de 250 palavras, máximo de 450 palavras. Espaçamento simples entre linhas, texto em um só parágrafo e sem citações bibliográficas. Deverá conter a breve introdução, objetivo, metodologia, resultados (parciais ou finais) e apontar as conclusões.

 

Palavras-chave: Identificar 03 (três) expressões ou palavras-chave que sintetizem o objeto do trabalho. Colocar em sequência, na mesma linha, separadas por ; (ponto e vírgula).

 

Formatação: Usar fonte Times New Roman, em corpo 12, espaçamento simples.

 

 

 

 

4. Cronograma

 

 

Inscrições

15  a 31 de julho de 2014 - prorrogado até 03/08/2014

 

Análise dos trabalhos

01 a 11 de agosto de 2014

 

Divulgação dos trabalhos aprovados

12 de agosto de 2014

 

Realização do Evento

27 de agosto de 2014

 

 

 

 

5. Considerações finais

 

 

Seleção de trabalhos: será realizada a partir da análise do resumo da obra (em PDF), que deverá ser anexado no momento da inscrição conforme o formato estabelecido (ver item 3). A seleção será feita por uma banca composta por três professores da Universidade Federal do Acre.

 

Autores /apresentadores: Cada trabalho poderá ter no máximo três autores, sendo um deles indicado como apresentador. Após a divulgação dos trabalhos aceitos, os apresentadores deverão confirmar sua participação no evento por e-mail, conforme os horários previstos e divulgados. Os apresentadores deverão estar presentes trinta minutos antes do início da sessão para a inclusão do material de sua apresentação.

 

Apresentação: deve ser organizada de forma a facilitar o entendimento da pesquisa, ensaio ou produto, de forma clara e objetiva. Pode utilizar mídias como vídeo, áudio e slides digitais para projeção por meio de Datashow.

Limite de trabalhos: Cada participante pode inscrever apenas um trabalho como autor principal e até dois trabalhos como co-autor. Não há limite para as apresentações no local.

 

Duração: Cada trabalho terá quinze minutos para a apresentação, incluindo a projeção de vídeo e slides, e mais cinco minutos para perguntas/debates. Os participantes deverão permanecer até o término da sessão.

 

Formato dos arquivos:  A organização do evento disponibilizará computadores e projetores, prevendo o uso de arquivos compatíveis com os programas Microsoft Power Point e Libre Office Impress. Os vídeos e áudios devem ser gravados em mídia digital – CD ou DVD, nos formatos WAV, WMV, MOV, MP3, MP4, AVI, MPEG. Não recomenda-se que os arquivos estejam armazenados em meios virtuais (nuvem, e-mails ou internet) ou pen-drives.

 

Certificados: Os autores de trabalhos terão seus certificados digitais encaminhados para o e-mail do autor inscrito no evento, mediante confirmação de apresentação do trabalho na sessão. Os participantes das sessões como ouvintes também receberão certificado digital de participação, conforme comprovação de inscrição no evento e presença em lista assinada.

 

Todas as sessões estarão abertas a participação do público do evento, respeitando a capacidade do espaço físico.

 

Os casos omissos serão submetidos à Comissão Científica do evento.

bottom of page