top of page

Grafite de primeira

 

Clementino Almeida

 

O xapuriense Clementino Almeida de Lima desenha desde os três anos de idade. Utilizava materiais da floresta, como urucum, genipapo, látex, barro, areia e folhas.

 

Aos sete anos passou a estudar arte e aos treze teve a oportunidade de fazer o curso básico de desenho pelo Instituto Universal Brasileiro. A partir de então, começou a desenhar cenários para peças teatrais e desfiles comemorativos das escolas de sua cidade. Participou de exposições coletivas com artistas de Xapuri, desenvolveu trabalhos publicitários e ministrou oficinas de desenho para crianças e jovens do ensino fundamental. 

 

O artista mora em Rio Branco desde 2005. Ele participou de cursos de artes plásticas e realizou exposições individuais e coletivas, como no espaço Salão Hélio Melo de Artes Plásticas, sendo premiado mais de uma vez. Hoje, integra o “circuito de rua”, desenvolvendo trabalhos urbanos com grafite e pintura e é aluno do curso de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB).

 

Contato: (68) 9996-1064

tinoaxapuriarte@hotmail.com

Mardilson Torres

 

Mardilson Machado Torres nasceu no município de Bujari, onde reside até hoje. Aos quinze anos participou do curso de desenho artístico e publicitário pelo Instituto Universal Brasileiro.

 

Foi o autor da bandeira de seu município, escolhido por um concurso. Em 2010, fez ilustração para a revista “Usina Ilustrada”. Atuou por duas vezes como mediador de desenho e pintura do Programa de Educação Tutorial (PET) e Projovem do Bujari.

 

Trabalhou como pintor letrista, mural cartazista, serigrafista, entre outros. Participou do 4º Salão Hélio Melo, fez curso de desenho na Usina de Artes João Donato e faz faculdade de licenciatura em Artes Visuais na Universidade de Brasília. Gosta de criar charges e caricaturas.

 

Contato: (68) 9936-2967

mardilson2@hotmail.com

 

 

 

Assista vídeo de animação com a participação dos artistas

bottom of page